Palmas celebrou o Dia Internacional dos Animais de Rua com vacinação gratuita

Sexta-feira, 04, foi o Dia Mundial dos Animais de Rua e com o apoio da Prefeitura de Palmas e da Secretaria de Proteção e Bem-Estar Animal (SEBEM), a capital realizou um evento especial que integrou as ações do Abril Laranja — mês dedicado à prevenção da crueldade contra os animais. A ação ocorreu no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, no sábado, dia 05 de abril.

A programação diversificada convidou a população para um momento de conscientização, cuidado e transformação. Entre as principais atividades, estiveram a adoção de cães e gatos — todos resgatados e castrados —, vacinação gratuita contra a raiva para cães e gatos, além da aplicação da vacina V6 para cães, com número limitado de doses.

Os visitantes também puderam participar de palestras com veterinários, que abordaram temas como primeiros socorros e adaptação dos pets a novos lares. O evento contou ainda com a presença de ONGs de proteção animal, universidades, empresas parceiras e a participação especial do Grupo de Operações com Cães (GOC) da Polícia Militar do Tocantins, que realizou uma demonstração com os cães policiais.

Para a vereadora MaryCats, a ação foi um convite à empatia e à responsabilidade. “Transformar vidas começa com pequenos gestos. Adotar um animal, vacinar, aprender a cuidar… tudo isso fez parte de um movimento maior de respeito à vida”, destacou.

Ilumiunação Laranja

Em alusão ao Abril Laranja, mês dedicado à prevenção da crueldade contra os animais, o Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, em Palmas, recebeu uma iluminação especial na cor laranja nesta sexta-feira, 04 de abril, Dia Internacional dos Animais de Rua.

A iluminação permanecerá durante todo o mês de abril, como símbolo de conscientização e empatia com os animais, além de reforçar a importância do combate à crueldade animal em todas as suas formas.

A ação foi solicitada pela vereadora MaryCats da Causa Animal (Podemos), reconhecida por sua atuação firme em defesa dos direitos dos animais, com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância do cuidado, respeito e proteção aos animais — especialmente os que vivem em situação de abandono.