No dia 28 de outubro é celebrado o Dia do Servidor Público, uma data para reconhecer o trabalho e dedicação dos profissionais que servem a população. Neste ano, o Governo do Tocantins se destaca ao reforçar seu compromisso com a valorização dos servidores estaduais e com a implementação de políticas inclusivas na administração pública.
Além de cumprir com os compromissos relacionados a pagamento de passivos, data base e implementação de progressões, o Governo tem priorizado a promoção da inclusão, que está presente no dia a dia das secretarias e autarquias do Estado.
O Dia do Servidor Público, não é apenas uma ocasião para reconhecer o trabalho árduo e dedicação destes profissionais, mas também para refletir sobre as políticas de inclusão que têm sido implementadas no Estado do Tocantins.
Para o governador Wanderlei Barbosa, o Dia do Servidor Público é uma data não apenas dos profissionais que dedicam suas vidas ao serviço público, mas também um lembrete de que a valorização e a inclusão são basilares para uma sociedade mais justa e igualitária. O Estado continua a se esforçar para ser um exemplo a ser seguido, construindo um futuro mais inclusivo e brilhante para todos os tocantinenses”, ressalta o Chefe do Executivo do Estado.
“A Secretaria de Estado da Administração (Secad), bem como toda a gestão estadual, está comprometida com a valorização e, consequentemente, com a inclusão das pessoas no serviço público. Na Secretaria temos um quadro de servidores que abrange toda a diversidade que a sociedade tocantinense possui e isso é motivo de muito orgulho para nós”, declara o secretário da Administração, Paulo César Benfica Filho.
Maria Eduarda Araújo, que possui Síndrome de Down, é uma das mais novas servidoras que compõem o quadro da Secad. Atualmente, ela atua na recepção da pasta. Maria Eduarda conta que esta é sua primeira experiência profissional e que está bastante motivada. “Estou conhecendo muita gente e aprendendo coisas novas. A secretaria é um espaço onde posso ser quem sou e aprender junto com meus colegas”, compartilhou.
Já Lucas Santos é autista e trabalha no setor de Tecnologia da Informação da Secad. Lucas relata que a pasta é seu primeiro local de trabalho e que a experiência está superando suas expectativas. “Meu trabalho aqui tem tudo a ver com minha área de formação que é sistema de informação. A experiência profissional aqui na secretaria é maravilhosa, pois vejo um espírito de equipe e amizade fortíssimo. Uma equipe descontraída e que sempre busca se ajudar”, pontua.
O testemunho de novos servidores, como Maria Eduarda Araújo e Lucas Santos, ilustra a importância das políticas inclusivas em ação. A valorização e inclusão de servidores com necessidades especiais no Governo do Tocantins são uma inspiração para outros estados e organizações. Elas demonstram o compromisso do Estado em promover a diversidade e a igualdade, garantindo que todos os seus cidadãos tenham a oportunidade de contribuir para o desenvolvimento da região.