Deputado propõe criação de CPI para investigar irregularidades no Projeto São João

O deputado estadual Professor Júnior Geo (PSDB) anunciou, nesta sexta-feira (11), a intenção de apresentar uma proposta de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa do Tocantins, após visitar o Projeto São João de Irrigação, localizado no município de Porto Nacional, e constatar indícios de abandono e desperdício de recursos públicos.

Durante a visita, realizada ao lado de agricultores locais, o parlamentar verificou problemas como a falta de água para irrigação, ausência de energia elétrica e a paralisação das atividades previstas no projeto, que foi concebido para ser um modelo de irrigação agrícola no estado. “Estamos vendo aqui o desperdício do dinheiro público. Isso é responsabilidade do governo do Estado. Vou propor uma CPI para investigar o que aconteceu com o Projeto São João”, declarou Geo.

Segundo o deputado, a realidade observada é de abandono. Ele destacou, em especial, o estado de deterioração da usina fotovoltaica, que deveria fornecer energia elétrica ao projeto. “Essa usina foi criada para ser a salvação do Projeto São João e hoje está abandonada, sucateada”, relatou um agricultor ao parlamentar.

Além da falta de energia, a escassez de água está obrigando os agricultores a cavar poços artesianos, o que, segundo Geo, pode trazer riscos ambientais significativos. “Com isso, podem gerar um grave problema ambiental, com comprometimento do lençol freático”, alertou.

Moradores expressaram frustração com o abandono. “Isso aqui tá um projeto esquecido, não tem mais irrigação”, desabafou uma agricultora ao conversar com o deputado.

Ao final da visita, Júnior Geo reforçou a necessidade de medidas urgentes. “O Estado precisa com urgência retomar a obra da usina fotovoltaica, colocá-la em funcionamento, como foi prometido em abril de 2023 e fornecer a água às milhares de famílias que aqui residem e trabalham”, concluiu.

A proposta de criação da CPI deve ser formalizada nos próximos dias e terá como foco a apuração das responsabilidades e do destino dos recursos públicos aplicados no Projeto São João, cuja promessa de desenvolvimento regional, até agora, não saiu do papel.

Sobre o Projeto São João

O Projeto São João de Irrigação foi criado em 2001 com o objetivo de impulsionar a agricultura tocantinense. A iniciativa faz parte do Programa de Desenvolvimento Integrado e Sustentável (PDRIS), que envolve parceria entre o Governo do Tocantins e o Banco Mundial. A proposta previa o uso de tecnologias modernas de irrigação para beneficiar pequenos e médios produtores, com infraestrutura voltada à produção de hortaliças e frutas.

Com área total de 5.129 hectares – dos quais 3.654 são irrigáveis –, o projeto contempla 328 lotes voltados a pequenos agricultores e 32 lotes destinados à atividade empresarial. A localização estratégica, às margens da Usina Hidrelétrica Luiz Eduardo Magalhães, no Rio Tocantins, entre Palmas e Porto Nacional (TO-050), era mais um fator que reforçava o potencial da iniciativa.

Informações: Assessoria de Comunicação do Professor Júnior Geo