A Defesa Civil orienta a população para que evite a trilha próxima à cachoeira do Facão, na Serra do Lajeado. Na última terça-feira, deslizamento de terra foi registrado no local e a Divisão de Vistoria Técnica da Defesa Civil Municipal estiveram no local para avaliar os danos e possíveis riscos na região. Durante o final de semana, a região foi monitorada, mas não houve registro de novos deslocamentos de solo.
De acordo com a avaliação do órgão, não existe risco às moradias nas proximidades e a orientação é que a população evite a trilha que dá acesso à cachoeira, pois novos deslizamentos ainda podem ocorrer na região. Sinalizações serão colocadas nas proximidades do local para alertar a população quanto ao risco de permanecer por lá.
Com relação ao deslizamento próximo ao Posto Machado, na última segunda-feira, a Defesa Civil Municipal foi acionada por moradores da região, informando sobre um deslizamento de terra ocorrido na Serra do Lajeado, a Divisão de Vistoria Técnica da Defesa Civil Municipal esteve no local para avaliar os danos e possíveis riscos na região.
De acordo com a avaliação do órgão, não existe risco iminente às residências que estão ao pé da Serra, próximos ao a área do deslizamento. A Defesa Civil Municipal está monitorar a área, e orientando os moradores da região quanto ao risco, e como proceder diante de indicio de novo deslizamento, e que havendo nova ocorrência acionem a instituição.
Qualquer dúvida, ou emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone: 992423285, ou via Siop, pelo 153.