A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) passa a contar com duas novas defensoras e três novos defensores públicos. A chegada das(os) novas(os) membras(os) foi oficializada hoje, 27, com a posse dada pela defensora pública-geral Estellamaris Postal, em solenidade realizada no auditório “Defensora Pública Sueli Moleiro”, sede de Palmas, com a presença de membras(os), e servidoras(es) da Instituição, além de familiares e amigos.
Advindos de diversas regiões do Brasil e também do Tocantins, passam a integrar a equipe da DPE-TO: Davi Malveira Pinheiro, Débora da Silva Sousa, Ludne Nabila de Oliveira Barroso, Paulo Henrique Américo Lucindo e Thiannetan de Sousa Silva.
Compuseram o dispositivo de honra na solenidade o 1º subdefensor público-geral Pedro Alexandre Conceição Aires Gonçalves; o 2º subdefensor público-geral Danilo Frasseto Michelini; a corregedora-geral da DPE-TO, defensora pública Arassônia Figueiras; a presidente da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Tocantins (Adpeto), Karla Letícia de Araújo Nogueira; e o ex-governador Marcelo Miranda, convidado de uma das empossadas.
Desejando boas-vindas aos novos membros e membras da Instituição, Estellamaris Postal destacou que, com a chegada dos novos defensores e defensoras, a Defensoria Pública do Tocantins se torna mais democrática e multifacetada. “A posse de novos colegas é o momento em que o futuro se mostra promissor, na perspectiva da longevidade da Defensoria Pública e também na certeza da pluralidade ideológica trazida na singularidade de cada uma e cada um que agora ingressa, com uma variedade de pensamentos e soluções necessários ao perfil de uma Casa como a Defensoria Pública. Quanto mais pudermos contar no quadro com múltiplas habilidades, mais a Defensoria Pública será capaz de atender os reclames sociais cada vez mais dinâmicos e complexos”, pontuou.
Representando as empossadas e os empossados, o defensor público substituto Thiannetan de Sousa Silva agradeceu o apoio dos familiares e destacou a missão que ele e os novos colegas terão enquanto defensores públicos. “Tenho a honra de iniciar, junto com meus colegas empossados, essa luta contra as mazelas existenciais do nosso povo e ocupar as trincheiras do sistema de justiça. E essa será a nossa missão: olhar para o real, para o aqui e agora, e no ato de defensorar, para que os povos invisibilizados e historicamente silenciados possam falar e também ser ouvidos”, destacou. O juramento foi realizado pela defensora pública substituta Ludne Nabila.
Missão Defensorial
Para Pedro Alexandre, é um momento de muita alegria receber novas defensoras e defensores públicos na Defensoria Pública do Tocantins: “A mudança é sempre difícil, mas Belchior dizia, também, ‘venham viver as coisas novas que também são boas’ e viver a Defensoria também é bom; essa experiência de transformação e de mudança na vida das pessoas que mais precisam. Estar perto, estar presente, acolher e defender. Levem isso e que essa chama de combater injustiças nunca se apague”.
Em sua fala, a Corregedora-Geral também destacou a importância de prestar um atendimento acolhedor e humanizado para as pessoas assistidas. “Sabemos que a Defensoria tem como missão assegurar a justiça e sabemos que a Defensoria do Tocantins é considerada uma das melhores do país, mas tudo isso só é possível a partir da atuação de cada membro e cada servidor”, disse Arassônia Figueiras.
Na oportunidade, Karla Letícia de Araújo Nogueira também falou do poder transformador da atuação da Defensoria na vida dos mais vulneráveis. “Cada um de vocês, ao assumir essa carreira, aceitou a missão de ser luz na vida daqueles que mais precisam. Muitas vezes nossa função vai para além daquele atendimento jurídico, o assistido espera ser visto, ser ouvido, acolhido. A Defensoria é às vezes a última porta para aqueles que lutam e cabe a nós defensoras e defensores públicos transformar essas histórias através do nosso trabalho”, finalizou a Presidente da Adpeto.