O primeiro debate entre os candidatos à Prefeitura de Palmas ocorreu na sexta-feira, 16 de agosto, promovido pela TV Jovem, afiliada da Record TV no Tocantins. O encontro contou com a presença de Júnior Geo (PSDB), o ex-prefeito Eduardo Siqueira Campos (Podemos) e a aposentada do Ministério Público Federal, Lúcia Viana (PSOL). A candidata Janad Valcari (PL) não compareceu, justificando a ausência poucas horas antes do início do evento.
Os primeiros blocos do debate foram relativamente mornos, mas não isentos de alfinetadas, especialmente contra Janad Valcari. A ausência da candidata não impediu que seu nome fosse mencionado em momentos pelos adversários.
Eduardo Siqueira Campos relembrou o polêmico caso em que Janad tentou, via judicial, retirar reportagens sobre a banda “Barões da Pisadinha”.
Em outro momento, Júnior Geo criticou ações da candidata ao mencionar invasões em unidades de saúde e ataques a servidores públicos, se referindo a vídeos gravados por sua equipe em uma UPA da cidade.
No âmbito das propostas, o debate foi aberto por Lúcia Viana, que questionou Eduardo Siqueira sobre o escândalo envolvendo o IGEPREV. O ex-prefeito destacou sua absolvição em ações judiciais relacionadas ao caso. Eduardo, por sua vez, indagou Júnior Geo sobre projetos de criação de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) na região sul de Palmas, ao que Geo respondeu detalhando iniciativas de sua campanha e os trabalhos realizados pela atual prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB), sua aliada.
Já Geo perguntou a Lúcia sobre propostas para a saúde em Palmas, e ela defendeu a construção de um hospital municipal na cidade.
Ausência
A ausência de Janad Valcari no debate foi atribuída por sua equipe ao fato de que a TV Jovem pertence ao ex-técnico Vanderlei Luxemburgo, que é aliado de Eduardo Siqueira Campos.