Foi sancionada e publicada no Diário Oficial da União (DOU) de sexta-feira, 18 de outubro a Lei 15.005/24 de autoria do deputado federal Vicentinho Júnior (Progressistas) que torna o artesanato em capim dourado como manifestação da cultura nacional.
O capim dourado, uma espécie de sempre-viva encontrada em regiões úmidas do Cerrado, é utilizada em técnicas artesanais que remontam ao povo Xerente e foram assimiladas no Jalapão, Tocantins. A partir da década de 1920, a comunidade quilombola de Mumbuca, em Mateiros (TO), desenvolveu essa prática, que se expandiu para outros municípios.
A lei sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva deriva do Projeto de Lei 7544/17, apresentado por Vicentinho Júnior, aprovado pela Câmara dos Deputados em 2019 e finalizado no Senado neste ano. “O reconhecimento do artesanato em capim dourado como manifestação cultural nacional é um instrumento importante para divulgar esse saber tradicional e promover sua valorização”, ressaltou o parlamentar
Atualmente, o artesanato em capim dourado é amplamente reconhecido, sendo uma importante fonte de renda para as comunidades do Jalapão e apreciado tanto no Brasil quanto no exterior.