O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/TO), formou na última sexta-feira, 4, 12 custodiados da 2ª turma do curso de Qualificação e Aperfeiçoamento em Corte e Costura na Unidade de Tratamento Penal de Cariri (UTPC).
Com duração de 130 horas, o curso visa capacitar os participantes na confecção de uniformes destinados às unidades penais do estado. Além de promover a profissionalização, a iniciativa contribui para a redução do tempo de reclusão, incentivando a reintegração social e novas oportunidades de ressocialização.
Norton Rodrigues, coordenador da Gerência de Reintegração Social, Trabalho e Renda ao Preso e Egresso, destacou a importância da capacitação contínua. “Estamos formando a segunda turma e isso tem um valor imenso para nós. As oficinas permanentes dentro da unidade fabricam os uniformes que serão distribuídos, como os shorts que produzimos recentemente”, explicou.
Um dos custodiados compartilhou sua experiência: “Foi uma grande inovação para mim. A costura sempre fez parte da minha família, mas eu nunca tive facilidade. O curso me mostrou que tinha habilidade, mas precisava de conhecimento. Agora, me sinto mais conectado à minha família por meio da costura.”