A Prefeitura de Porto Nacional entregou na noite da última terça-feira, 8 de julho, os certificados de conclusão do curso de corte e costura para 53 mulheres atendidas pela Casa da Mulher Portuense. A iniciativa faz parte de um projeto que pretende qualificar 312 mulheres até o final de 2025, por meio de parceria com o Instituto Brasil Digital.
Com 23 aulas, o curso ofereceu noções básicas e técnicas de costura para quem busca se profissionalizar e aumentar a renda familiar. Ao todo, 183 mulheres já foram formadas pelo projeto “Peças em Movimento” desde o início das turmas.
“Estamos na décima primeira turma de mulheres que se profissionalizaram com o curso de corte e costura. Essa parceria com o Instituto Brasil Digital tem dado certo e gerado frutos. A entrega desses certificados é a concretização de sonhos. Nossa mensagem para essas mulheres é que não parem por aqui. Novos ciclos virão, e que elas possam continuar a colher os frutos de suas habilidades”, afirmou a secretária da Mulher e Desenvolvimento Humano, Thayse Ribeiro.
Patrícia Rodrigues, representante do Instituto Brasil Digital, destacou a importância do trabalho conjunto. “O Instituto Brasil Digital sozinho não consegue fazer muita coisa. Somos uma instituição nova, com pouca estrutura. Com a prefeitura nos apoiando, sendo nossa aliada na cidade, fica muito mais fácil alcançarmos as pessoas que precisam desse curso. Temos certeza de que essas 183 mulheres já formadas pelo projeto ‘Peças em Movimento’ estão transformando vidas em Porto Nacional, levando melhorias para suas casas e inspirando outras pessoas.”
Entre as formandas, a expectativa é de que a qualificação se converta em novas oportunidades no mercado de trabalho. “Minha meta é trabalhar como costureira, criar peças, vender roupas e aumentar nossa renda familiar. Esse curso foi muito importante porque não aprendemos apenas a costurar, mas levamos experiências que vão durar a vida toda”, relatou a aluna Cynthia Nascimento.
A ação integra as políticas públicas de inclusão e qualificação profissional desenvolvidas pela Prefeitura de Porto Nacional, em parceria com organizações da sociedade civil.
Informações: Willian da Luz/Secom Porto Nacional