Em uma tarde dedicada aos ritmos brasileiros no Salão Nacional do Turismo, o Tocantins mais uma vez foi destaque ao abrir a série de apresentações artísticas. No palco, Genésio Tocantins, Braguinha Barroso, Lucimar, Juraildes da Cruz e Dorivan Borges cantaram as tradições, a cultura, a fé e o modo de ser do tocantinense, com o show Sons do Tocantins.
Ainda contagiados pela receptividade, os artistas que somam uma longa trajetória musical, com participação em festivais e eventos de nível nacional circularam pelos estandes do Estado e deram uma “canja” no espaço dedicado às festas tradicionais, com os cavaleiros das Cavalhadas de Taguatinga.
O segundo dia do Salão do Turismo também foi marcado pela boa visitação pública. O capim dourado literalmente brilhou nas peças artesanais e no vestido usado pela Miss Grand Tocantins, Luciana Gomes. “As pessoas elogiam o traje, perguntam como foi feito e pedem para fotografar”, disse a jovem, que irá representar o Estado em concurso de beleza na Colômbia, em janeiro.
Deu praia
No estande dedicado ao segmento Sol e Praia, o público se surpreendeu com a beleza da praia de Araguacema, com cadeira anfíbia adaptada para pessoas com deficiência e com os sabores típicos do Cerrado, em forma de picolés produzidos em Palmas.
Representantes da etnia Xerente revelaram como as aldeias estão se preparando para receber turistas nacionais e internacionais, interessados em vivências culturais em terras indígenas.
Outro estande foi dedicado ao turismo de base comunitária, onde o casal Emerson Cardoso e Edinélia Nunes Cardoso ofereceram degustação de farinhas e beiju, além de explicarem como é a vivência da Farinhada do Preto, em Rio da Conceição, na região turística das Serras Gerais. “Nós recebemos muitos turistas de Brasília e a Feira pode nos ajudar a atrair mais visitantes”, afirma Edinélia.
A experiência de descer de bote pelas corredeiras do rio Novo, no Jalapão, atraiu crianças e adultos, com o apoio da realidade virtual.
O casal de Brasília Rúbia e Marco Antônio Hyves passou pelo estande institucional para obter informações sobre o Jalapão e decidiram colocar as Serras Gerais no roteiro. “É muito bonito e acessível para quem mora nesta região”, disse Marco.
Realizado pelo Ministério do Turismo, o Salão Nacional do Turismo termina neste domingo, na Arena BRB, Mané Garrincha. A participação tocantinense foi organizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo do Estado.