O Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins já conta com 22 novos Aspirantes a Oficiais. A formatura de cinco deles ocorreu dia 15, pela Academia de Formação de Bombeiros Militares do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), em Brasília, e outros 17 pela Academia de Formação de Bombeiros Militares do Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso do Sul (CBMMS), em Campo Campo, neste dia 20.
Em ambos os eventos, havia não só o rito tão marcante para quem conclui o Curso de Formação de Oficiais (CFO), mas também todo o simbolismo que o ato representa para o CBMTO, que, há dez anos, não tinha a formatura de novos Aspirantes a Oficiais para seus quadros, uma lacuna que ameaçava a administração e até mesmo os avanços da própria corporação.
Ao autorizar o Concurso Público, realizado em 2021, o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, passou, também, a escrever uma nova história para o CBMTO. Tanto que os novos Aspirantes a Oficiais já serão distribuídos em 2024, para as diversas Unidades Operacionais da corporação em Palmas e no interior do estado.
O próprio governador Wanderlei Barbosa fez questão de prestigiar a formatura da “Turma Canindé”, acompanhado da primeira-dama Karynne Sotero, em Campo Grande.
“Era notória a necessidade do Corpo de Bombeiros Militar e nós não podíamos permitir que a situação se alastrasse por mais tempo. Foi quando determinei a realização do concurso público que agora entrega não somente esses Oficiais, mas também 100 novos soldados que já estão nos quartéis e nas ruas, servindo o nosso povo”, disse o governador. “E mais bombeiros estão vindo aí”, completou Wanderlei Barbosa, em referência, também, ao certame já executado em março deste ano, selecionando outros 100 candidatos para o Curso de Formação de Praças, e 10 para o CFO, com início previsto para 2024.
“Nos resta dar as boas-vindas a todos os novos Oficiais, e dizer que cada um é muito aguardado nesta valorosa corporação que tanto nos dá orgulho. Já é um novo tempo e há muito trabalho pela frente”, frisou Wanderlei Barbosa.
A solenidade teve ainda a presença do coronel Peterson Queiroz de Ornelas, comandante-geral do CBMTO, acompanhado da esposa Fabrícia Bandeira e da filha Isadora Ornelas, além do governador do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, com a primeira-dama Mônica Riedel, e o comandante-geral do CBMMS, coronel Frederico Reis Pouso Salas, e esposa Sandra, bem como demais autoridades e familiares dos formandos.
Ao destacar a formatura do CFO em Campo Grande e no Distrito Federal, o comandante-geral do CBMTO afirmou que o momento é histórico para a corporação tocantinense e que cada um é muito bem aguardado na corporação.
“Estamos vivendo uma nova era, pois passamos quase dez anos sem concurso para oficiais. Para nós é um avanço e só temos a agradecer o grande apoio do governador Wanderlei Barbosa, que nos oportuniza retomar o crescimento da nossa corporação, de forma harmônica, pensando em atendimento eficiente à sociedade. . Agradecemos por este momento, que simboliza o crescimento institucional e esses 22 novos aspirantes vão fortalecer a parte operacional e administrativa para evoluirmos cada vez mais”, destacou Peterson Queiroz de Ornelas.
O Comando Geral já conta com os novos Aspirantes, que devem ser recebidos dia 02 de janeiro, em Palmas. “A chegada deles muda de forma substancial os trabalhos do CBM, porque teremos reforço em todas as Unidades Operacionais, com novas informações, novo ânimo, estarão mais próximos da tropa com treinamentos e instruções, com acompanhamento de instruções, e isso auxilia bastante nas operações que temos anualmente e nos eventos que sempre estamos planejando e executando”, pontuou o coronel Ornelas.
“Com a sensibilidade do governador Wanderlei Barbosa, será possível convocarmos 22 aprovados para o CFO e mais 21 para o Curso de Formação de Praças, ainda do concurso de 2021. Além daqueles 100 para o CFP e os 10 para o CFO já aprovados no Certame 2022/2023. É uma medida sábia do governador que nos ajudará muito na retomada da estruturação e crescimento do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins”, destacou o comandante-geral.
Os Aspirantes
A formatura do CFO no Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso do Sul contou com: Jhonatan de Figueiredo Marques, Pedro Ignácio Meneghetti Scheid, Samuel de Oliveira Almeida, Mirella Barbosa Camelo, Aécio Reis de Carvalho, José Nilton Vieira Nunes, João Agenor Resplandes Morais Junior, Moisés Bruno Lopes Bissoto, Jean Martins Freitas CArvalho, Julianna Milhomem da Silva Gomes, Lucas Vieira Dias Sousa, Marco Antônio Marques Belém, Aiander Junior Silva, Barros, Pedro Jorge Soares Correa, Leia Santos Nazareth, Bruno Vinícius Mützenberg e Eduardo Sousa Lima Ferreira.
Na cerimônia realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), dia 15 de dezembro, a coronel Andreya de Fátima Bueno, Chefe do Estado-Maior do CBMTO, representou o Comando Geral. A formatura no CFO contou com: Calebe Luan Andrade Jorge, João Paulo Tavares, Marcio Souza, Fabrício e Mariana Lage.