O Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins está iniciando nesta semana, as instruções diárias para todo o efetivo das Unidade Operacionais da corporação. O foco é o alinhamento das informações e protocolos de atendimento e de uso de equipamentos e materiais em cinco eixos temáticos. As ações vão se estender até ao final deste ano.
A iniciativa é do Comando Operacional do CBMTO, por meio de Portaria direcionada aos Batalhões e Companhia Independentes.
Segundo o tenente-coronel Alex Matos Fernandes, Oficial do Comando Operacional, “as instruções diárias terão pausa nos meses de junho, julho, agosto e setembro, período em que o Tocantins passa pelos preparativos e a temporada de praia, e as ações de preparação, prevenção e combate intenso aos incêndios florestais. E todo o efetivo acaba sendo escalado nessas missões”.
O primeiro eixo temático começou com combate a incêndio urbano. Os bombeiros militares fazem revisão dos protocolos, observando mudanças, novos equipamentos e técnicas para a melhor forma de atender as demandas relacionadas ao tema no dia a dia.
Em abril, as instruções serão em salvamento veicular e em maio, com combate a incêndios florestais. Na retomada, em outubro, o eixo é o atendimento pré-hospitalar, e em novembro com salvamento terrestre.