Quaresma e Semana Santa impulsionam vendas e consumo de vários tipos de pescado.
A quaresma é um período de 40 dias, pós-Carnaval e que começa na Quarta-Feira de Cinzas, em que católicos e algumas comunidades cristãs se religam com seu espiritual em uma preparação para a Páscoa.
É também um período em que se observa o maior aumento de vendas e de consumo de pescado por todo o país, já que durante a quaresma, vários brasileiros optam por consumir menos carne vermelha e mais peixes até a chegada da Semana Santa, ou seja, um consumo cultural nesta época do ano.
Apesar de ainda não existir dados sobre o consumo de peixes no Tocantins durante a quaresma, segundo as informações da Associação Brasileira da Piscicultura (PeixeBR), o aumento médio do consumo de pescado neste período, sobe de 35 a 40%, podendo chegar a 100% em algumas regiões do Brasil. “Este ano especificamente, nós teremos uma quaresma muito boa para o consumidor, haja vista que os preços de peixes de cultivos estarão com uma excelente oferta e com preços estáveis”, disse o presidente-executivo da PeixeBR, Francisco Medeiros, em entrevista ao AgroMais.
O diretor de desenvolvimento da Aquicultura, Thiago Tardivo, destacou esse período importante para a comercialização do pescado, mas ressaltou que ele deve ser consumido durante o ano todo.
“A quaresma é o período de maior venda de pescado a nível Nacional e a nível do Tocantins, onde muitos produtores se preparam para comercializar seu pescado, utilizando a estratégia para comercializar seu produto, onde, durante esse período, se tem normalmente o maior valor agregado. Então, acreditamos que para ser sustentável a atividade aquícola, ela não pode ter apenas um período de consumo e comercialização, o pescado tem que ser consumido e comercializado durante o ano todo para que o produtor tenha um escalonamento de produção e também de renda, não só dentro desse período, mas em outros períodos durante o ano”.
Em Palmas por exemplo, uma rede de supermercados, vê a procura por pescado aumentar em torno de 50%. “Sabemos que nessa época do ano, a procura por pescados é muito grande. Aumenta a demanda demais, desde o fornecedor até as peixarias. O aumento das vendas nessa época do ano, até a Semana Santa, é muito propício. Na nossa rede de supermercado, a nossa demanda cresce em torno de 50%, então nossos estoques estão abastecidos de diversas variedades de pescado como o pintado, piramutaba, tilápia, panga, tambaqui, salmão, frutos do mar e bacalhau, tudo fresquinho”, explicou Jarbas Roberto, encarregado de peixaria.