As obras do novo cemitério público do Setor Monte Sinai já começaram. A Prefeitura de Araguaína fez a limpeza do terreno e iniciou a instalação do canteiro de obras. A próxima etapa é a construção do muro de fechamento do cemitério. Segundo o secretário do Planejamento de Araguaína, André Ribeiro, o cemitério será em um formato mais moderno.
“Faremos jazigos subterrâneos, com dois pavimentos abaixo do solo. As estruturas serão de concreto com lajes impermeabilizadas para evitar a contaminação dos lençóis freáticos, tudo com manejo ambiental em todas as etapas”, explica o secretário.
Próximas fases
Após a conclusão do cercamento da área do cemitério, as obras avançarão para a construção das capelas, blocos administrativos, banheiros e o portal de entrada. A fase final serão os jazigos e as vias que serão asfaltadas com CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente). Ao todo, a área tem a capacidade de receber 8.578 jazigos e, nesta primeira etapa, serão construídos 1.676. A obra está orçada em R$ 4,3 milhões e conta com recursos do Tesouro Municipal.
Cemitério São Lázaro
Atualmente, Araguaína possui um cemitério público, o São Lázaro, que teve os primeiros sepultamentos ainda em 1939, antes da criação do município. Entre jazigos e gavetas, são cerca de 33 mil espaços cadastrados e a administração do logradouro estima mais de 60 mil pessoas sepultadas.