Comissão divulga resultado preliminar da análise curricular de diretores em Palmas

A Comissão Organizadora do Processo de Escolha de Diretores Escolares da rede municipal de ensino de Palmas concluiu a análise dos currículos dos candidatos inscritos. O resultado preliminar foi publicado na edição de sexta-feira (19) do Diário Oficial do Município de Palmas e também está disponível na plataforma Palmas Home School.

De acordo com o cronograma, os candidatos podem apresentar recursos contra o resultado preliminar nos dias 19 e 20. A comissão deve divulgar o resultado da análise desses recursos na próxima segunda-feira (22). Já o resultado definitivo da avaliação curricular será publicado na terça-feira (23).

A lista final com os candidatos aprovados será divulgada no dia 29, considerando a soma das pontuações das fases II, referente ao Plano de Gestão Escolar, e III, relativa à análise de currículo. O processo será concluído no dia 5 de janeiro de 2026, com a designação oficial dos diretores e das respectivas unidades educacionais pelo Poder Executivo municipal.

Ao comentar a etapa de análise, o presidente da comissão destacou o rigor adotado no processo.

Ao falar sobre os critérios utilizados, Belmiran afirmou que “a comissão tem sido cautelosa e criteriosa, analisando de forma imparcial os currículos dos candidatos para que a rede disponha à frente de suas unidades educacionais do melhor gestor para cuidar da parte pedagógica e administrativa, sempre com foco na manutenção da qualidade do ensino que é referência”.

Seleção e critérios

O processo seletivo é regulamentado pelo Edital nº 001/2025, publicado pela Secretaria Municipal da Educação de Palmas, e integra a política de gestão democrática nas escolas da rede municipal. A seleção segue as diretrizes das Leis Municipais nº 2.998/2023, que trata do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR), e nº 3.057/2024.

A escolha dos diretores é composta por três etapas: inscrição e homologação; apresentação e defesa do Plano de Gestão Escolar; e avaliação por meritocracia, com base na experiência profissional e na capacidade técnica dos candidatos. O mandato dos diretores terá duração de três anos, com possibilidade de uma recondução.

Cronograma do processo

  • Etapa 1 – Inscrição e homologação: encerrada

  • Etapa 2 – Apresentação do Plano de Gestão Escolar: encerrada

  • Etapa 3

    • 10 a 14/11 – Anexação de currículo

    • 26/11 a 18/12 – Análise dos currículos e divulgação do resultado preliminar

    • 19 e 20/12 – Interposição de recursos

    • 22/12 – Resultado da análise dos recursos

    • 23/12 – Resultado definitivo da avaliação curricular

    • 29/12 – Publicação da lista dos aprovados

    • 05/01/2026 – Designação oficial dos diretores