“Nas nossas atividades do dia a dia perdemos o hábito de cuidar da nossa postura, da nossa saúde e aqui, durante essa atividade, relembramos a importância de sentar no chão, esticar a coluna, deitar e cuidar da saúde! Atividades estas, que não praticamos no dia a dia, mas que dão um up na rotina do trabalho e na saúde do trabalhador”. A declaração é da servidora Lorena dos Santos Silva Maciel, fisioterapeuta e aluna do Projeto Ginástica Laboral do Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (LACEN-TO). Ela é uma das inúmeras servidoras e servidores da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), que sabem a importância do combate ao sedentarismo, ato lembrado nacionalmente em todo o dia 10 de março.
A ideia de desenvolver o trabalho foi da enfermeira e coordenadora do Núcleo de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalhador (NAAST) do LACEN-TO, Tania Maria Moreira Lira, que após iniciar um levantamento, com os profissionais da unidade, percebeu a necessidade de um trabalho que auxiliasse a promoção da saúde física e mental. “Foi um trabalho de formiguinha, mas que me fez perceber junto com a chefia a necessidade de implantar a ginástica laboral no ambiente de trabalho. Até porque os profissionais fazem muitos movimentos repetitivos, usam muito microscópio, fica muito tempo sentados, digita muito, entendeu?! Então, fiz uma pesquisa com os trabalhadores pra saber se eles tinham interesse e de 130, 100 pessoas falaram sim”!
As atividades no LACEN-TO, compreendem alongamento e outros exercícios que ativam fisiologicamente o organismo, melhoram o nível de concentração e disposição. Práticas estas que tem feito a diferença para quem participa. “Faço desde outubro dessa atividade e é notória a melhora na postura, na qualidade de vida no dia a dia, no bem-estar durante o período que fico sentada aqui no LACEN-TO. E às vezes faço esses exercícios em casa para ajudar nas dores que sinto na coluna e esse momento aqui muda o meu dia e ajuda a relaxar”, comentou a assistente de serviço de saúde do LACEN-TO, Edvania Coelho.
Sedentarismo
De acordo com o Guia de Atividade Física para a População Brasileira, produzido pelo Ministério da Saúde (MS), o comportamento sedentário envolve atividades realizadas quando se está acordado sentado, reclinado ou deitado e gastando pouca energia. Essas atividades geralmente são realizadas em frente a telas de computador, televisão, celulares e tablets, mas também incluem o tempo sentado para se deslocar de um lugar a outro utilizando carro, ônibus ou metrô e para realizar trabalhos manuais, jogar cartas ou jogos de mesa.
Combate ao sedentarismo
Na luta contra o sedentarismo, a prática da atividade física é vital. “A atividade física é primordial na vida do ser humano, pois ao movimentar-se, o serviço humano previne algumas doenças cardiovasculares como hipertensão, doenças esqueléticas como osteoporose, doenças relacionadas ao músculo que a gente chama de sarcopenia, que é quando houve um enfraquecimento dos músculos e doenças também relacionadas à visão, a respiração e até mesmo doenças relacionadas à parte de saúde mental como depressão, ansiedade, transtornos e a insônia, por exemplo. A atividade física traz melhorias para além da melhoria da nossa qualidade de saúde mental também”, comentou o Médico Especialista em Medicina de Família e comunidade, Diego de Abreu Noleto.
Para quem não tem tempo disponível para treinos mais elaborados, algumas atitudes no dia a dia, podem evitar os prejuízos à saúde:
1. Levante-se mais!
2. Evite ficar parado na mesma posição;
3. Alterne suas tarefas com atividades que movimentem mais o corpo;
4. Use o seu telefone em pé;
5. Mexa-se um pouco e alongue o corpo;