Na manhã desta sexta-feira, 12, o Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins recepcionou os 42 alunos da nova turma do Curso de Habilitação de Oficiais da Administração (CHOA). O momento solene é um marco na carreira do militar, que deixa as insígnias de Praça e recebe as luvas de Aluno-CHOA, a formação que o levará ao quadro de Oficiais. Para tanto, ele precisará concluir as 1.310 horas/aula de instruções.
O início da formação da nova turma se dá por autorização do governador Wanderlei Barbosa, atendendo solicitação do coronel Peterson Queiroz de Ornelas, comandante-geral do CBMTO, diante da necessidade da corporação por novos oficiais. No CHOA, os bombeiros vão aprender a resolver demandas diferentes daqueles a que estão acostumados no dia a dia, a exemplo das situações operacionais. Agora, o foco se volta para temas administrativos, gestão, apoio ao Comando Geral e, até, mesmo, se necessário, assumindo posições de subcomandantes de Companhias Independentes, visando o avanço da corporação como um todo.
“Estamos trabalhando em três vertentes, e a qualificação é uma delas”, afirmou o coronel Ornelas. “O Curso de Habilitação de Oficiais prepara o bombeiro militar para a promoção a segundo-tenente, que integra o quadro de oficiais do CBMTO. A gente precisa qualificá-lo bem, pois a partir de então, ele vai entrar em outra esfera de muito mais responsabilidades”, completou o comandante.
A solenidade de troca de luvas, que são as insígnias que ficam nos ombros dos militares, indicando a patente dele na Corporação, aconteceu simultaneamente no Auditório do Quartel do Comando Geral, em Palmas, e também nas demais Unidades Operacionais do CBMTO, no interior do estado. Na primeira etapa da formação, os 42 Alunos-CHOA vão poder receber os conteúdos via Ensino À Distância (EAD), a partir do dia 08 de agosto. Este formato vai até o dia 05 de abril de 2025.
Ainda, de forma paralela, os Alunos terão as aulas presenciais, ministradas entre os dias 06 de janeiro de 2025 e 04 de abril de 2025. Neste dois formatos, a turma vai receber 1.145 horas/aula. Também haverá o Estágio Operacional Supervisionado, com mais 160 horas/aulas. No total, o CHOA vai somar 1.310 horas/aula de instruções, divididas em 24 disciplinas. As aulas serão ministradas pela Academia de Formação de Bombeiro Militar (AFBM).