Com investimento de R$ 3 milhões Governo assina ordem de serviço para reforma do Colégio Militar de Palmas

Obras vão contemplar melhorias em estrutura elétrica, banheiros, acessibilidade, reforma do auditório e pintura de toda a infraestrutura, beneficiando mais de 700 alunos.

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, assinou nesta segunda-feira (21) a Ordem de Serviço para a reforma do Colégio Militar do Estado do Tocantins – Unidade I, localizado em Palmas. A obra contará com um investimento de R$ 3,054 milhões e faz parte do projeto Obra Toda Semana: Transformando Escolas, Construindo Futuros, executado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) dentro do Programa de Fortalecimento da Educação (Profe).

A reforma abrangerá a reestruturação do auditório, balanceamento das cargas elétricas, substituição de esquadrias, reforma dos banheiros da quadra, implantação de plataforma de acessibilidade, pintura geral dos blocos, impermeabilização das salas de aula e melhorias no sistema de abastecimento de água para os canteiros.

Durante o evento, o governador destacou que essa é a nona Ordem de Serviço autorizada no âmbito do projeto e anunciou melhorias como reconstrução do auditório, climatização das salas, reforma da área esportiva e atualização da parte elétrica. “O auditório, que está fechado desde 2017, será reconstruído, assim como toda a parte esportiva e as instalações para as aulas, incluindo a climatização e a revisão completa da parte elétrica. Também vamos reformar os laboratórios e entregar todo o mobiliário necessário”, afirmou Wanderlei Barbosa.

O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, ressaltou o impacto da reforma em uma escola que se destaca no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). “A reforma vai beneficiar uma escola grande, com mais de 700 alunos em tempo integral, o que irá melhorar a qualidade do trabalho dos professores e dos servidores, assim como o desempenho dos estudantes”, disse.

A diretora da unidade escolar, tenente-coronel Allana Lopes Sousa Silva, afirmou que a melhoria da infraestrutura era aguardada pela comunidade escolar. “As melhorias vão impactar diretamente na qualidade do ensino e no desempenho dos estudantes”, pontuou.

O colégio atende 735 estudantes matriculados do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Segundo o superintendente de Administração, Infraestrutura e Obras da Seduc, Marcus Tadeu Ribeiro, a previsão é de que a obra dure um ano, com planejamento para intercalar o uso das salas e evitar a interrupção das atividades escolares.

Informações: Rafael de Oliveira/Governo do Tocantins