Os alunos da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus Porto Nacional que dependem de moradia para alcançar o ensino superior já têm o que comemorar, pois a reforma da Casa do Estudante do campus está prevista para ser concluída em abril. Com uma emenda, no valor de R$: 250 mil, do deputado federal Vicentinho Júnior (Progressistas) essa espera chega ao fim. Na segunda-feira, 20, o parlamentar fez uma visita ao Campus da instituição, a Casa do Estudante que está em reforma e também a unidade que recentemente foi doada pelo Estado e município, à UFT.
Vicentinho Júnior pontuou que a Casa do Estudante é um importante ponto de apoio aos universitários que vem do interior em busca da graduação. “É mais do que uma casa do estudante, é uma casa acolhimento e muito ajuda os estudantes que vem do interior, muitas vezes com fragilidade social e encontram este alento. Muito bom saber que o nosso mandato está verdadeiramente servindo a quem precisa, a pessoas que só querem uma oportunidade de buscar melhores condições de vida”.
Com capacidade para abrigar até 80 universitários, escolhidos através do Programa de Indicadores Sociais da UFT, a Casa do Estudante que fica dentro do campus da universidade encontra-se interditada desde o ano passado, após um incêndio no local. Mobiliados e climatizados, serão contemplados com a reforma todos os 40 quartos, a uma cozinha comum e os banheiros coletivos. Será feita reforma no telhado, pintura geral e adaptações para a cozinha, com instalação de pias, casa de gás e troca de piso.
Já a casa externa que pertencia ao Governo do Tocantins precisa passar por mudanças. De acordo com a diretora do campus, Etiene Fabbrin, “após a reforma desta segunda casa, a ideia é estabelecer um projeto de utilização, sendo possível a proposta de uma casa indígena ou quilombola, ou ainda casa da pós-graduação”. O imóvel fica no setor Jardim dos Ipês, a cerca de 800 m do Campus.
Equipamentos
Além da reforma da Casa do Estudante, R$: 100 mil da emenda do deputado federal Vicentinho Júnior foram investidos na compra de 13 notebooks, 22 nobreaks e computadores de mesa que serão utilizados por professores e técnicos administrativos.