A 25ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins) teve início nesta terça-feira, 13, no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Mendanha, em Palmas. Com o tema AgroEvolução, o evento reúne 1,2 mil expositores, maior número já registrado, e apresenta inovações em maquinário, drones, robótica, conectividade no campo e projetos de startups.
A expectativa é de que a feira movimente mais de R$ 4,2 bilhões em negócios e receba mais de 200 mil visitantes até o próximo sábado, 17.
O secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Jaime Café, destacou que esta é a maior edição da Agrotins, com tecnologias de ponta aplicadas à agricultura e à pecuária, além da presença de pequenos e grandes produtores. Já o secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Humberto Lima, ressaltou que o tema escolhido reflete o avanço da agricultura e da indústria no Tocantins e o compromisso do Governo em promover o desenvolvimento econômico do setor.
Entre as tecnologias em destaque estão drones para monitoramento de lavouras e maquinário agrícola que visa ampliar a produtividade e melhorar as condições de trabalho no campo.
Além dos negócios, a programação inclui palestras, atividades educativas e atrações culturais. A abertura oficial está marcada para esta quinta-feira, 15, na Praça dos Girassóis, com shows de Bruno & Marrone e Limão com Mel.
A Agrotins é organizada pelo Governo do Tocantins, com apoio de instituições públicas, empresas e órgãos de pesquisa.