Uma colisão entre duas balsas no rio Tocantins, na manhã desta quinta-feira, 15, em Porto Nacional, deixou vários feridos que já estão recebendo atendimento médico no Hospital Regional. O acidente aconteceu quando as embarcações faziam a travessia com vários veículos e pessoas. Segundo apurações do Jornal Primeira Página, não houve mortes entre as vítimas do acidente.
Nas redes sociais, um vídeo gravado por um dos passageiros mostra o acidente e como ficaram os veículos logo após a colisão. Em uma das balsas estavam carros de passeio, ônibus e caminhões de diversos tamanhos. A lateral da balsa ficou totalmente destruída, exatamente no local onde as pessoas ficam sentadas aguardando a travessia.
A empresa Pipes, responsável pelas balsas que operam neste trecho do rio Tocantins e em outros estados, ainda não se manifestou a respeito. Em nota o Governo do Tocantins lamenta o ocorrido e alerta a população para que evitem passar pelo local procurando outras rotas.
NOTA – Governo do Tocantins
O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto) ALERTA e SOLICITA aos condutores de veículos pesados (caminhões, ônibus e vans) que EVITEM o trajeto para usar as balsas ao lado da velha ponte sobre o Rio Tocantins, em Porto Nacional. No local houve um acidente entre as balsas, devido a um grande engarrafamento nos dois lados do rio.
ROTAS ALTERNATIVAS
Quem vai de Palmas para região sul, sentido Brejinho e Fátima terá que pegar a TO-080 (em Luzimangues) e seguir pela TO-455 sentido à TO-255 do lado da margem de Fátima (ou voltar pelo mesmo trajeto).
Quem vai do leste, região de Monte do Carmo, terá que pegar a TO-050 até Palmas, seguir pela TO-080 (em Luzimangues) e a partir daí fazer o mesmo trajeto d sugestão anterior até Fátima (BR-153).
Outra opção é Norte/Sul ou Sul/Norte é utilizar somente a BR-153.
A Prefeitura de Porto Nacional também se manifestou e publicou em nota que lamenta o acidente.
Nota – Prefeitura de Porto Nacional
A Prefeitura de Porto Nacional lamenta o acidente ocorrido entre as balsas em que deixou pelo menos cinco feridos. Informamos que o Corpo de Bombeiros e o SAMU prestaram socorro imediatamente e conduziram os feridos ao hospital. A Prefeitura encaminhou um médico da Unidade Básica de Saúde para auxiliar no socorro das vítimas no Hospital Regional. O município se coloca à disposição na assistência dos feridos e familiares.
A Marinha do Brasil foi acionada e se encaminha para Porto Nacional para investigar as circunstâncias do acidente.
Passageiro mostra estragos e pessoas feridas após colisão das balsas no rio Tocantins, em Porto Nacional.