Durante a sessão solene da Associação dos Pioneiros de Palmas (APP), realizada na quinta-feira, 18, na Câmara de Vereadores, a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, anunciou a criação do Memorial dos Pioneiros.
“Este é um resgate da nossa história. É uma justa homenagem aos homens e mulheres que construíram e constroem nossa Capital”.
O museu funcionará no antigo prédio da Prefeitura, no Paço Municipal, localizado na Praça do Bosque e abrigará a memória em formato audiovisual, com espaço para eventos e exposições.
Ainda em suas palavras, a prefeita homenageou as mulheres pioneiras e fez referência à primeira vereadora de Palmas, Maria da Balsa.
“Elas tiveram que abrir mão da sua vaidade, conviver com a lama, poeira e um machismo ainda mais severo que nos dias de hoje”, lembrou a prefeita.
O evento foi prestigiado pelo Senador Eduardo Gomes. Em um discurso saudosista, Gomes relembrou histórias, lugares e pessoas que contribuíram para a construção de Palmas.
“O pioneirismo de Palmas é diferente. A memória de Palmas não é só para ser lida, é para ser vivida. Precisamos celebrar esta mistura, composta por uma gente valente que construiu uma cidade e um Estado.”
A sessão foi conduzida pelo presidente da Câmara de Vereadores, José de Folha Filho.
Licença-maternidade
Durante a cerimônia, a prefeita aproveitou para agradecer a sensibilidade dos vereadores de Palmas que promulgaram, recentemente, o projeto de emenda que altera a Lei Orgânica do Município garantindo a prefeitas, prefeitos, vice-prefeitas e vice-prefeitos licenças maternidade e paternidade. Esta alteração foi proposta pela prefeita Cinthia Ribeiro.