Cine Capivara deve iniciar sessões em outubro no Câmpus de Palmas da UFT

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) deve inaugurar em outubro o Cine Capivara, espaço cultural no Câmpus de Palmas voltado à exibição gratuita de filmes, debates e valorização do audiovisual local.

O projeto é coordenado pela professora Aline Nasche, que percebeu a necessidade de um ambiente adequado para uso de recursos audiovisuais nas aulas e de maior aproximação entre a universidade e a comunidade.

A iniciativa foi aprovada no Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex/UFT) e recebeu apoio de editais como a Lei Aldir Blanc. O projeto envolveu bolsistas, voluntários, professores do curso de Jornalismo e contou também com o apoio da Direção do Câmpus de Palmas.

Entre os principais desafios, segundo a docente, estão a estruturação do espaço, a aquisição de equipamentos de qualidade e a regulamentação interna. “O maior desafio é estrutural: montar um espaço adequado para projeção, com conforto e acessibilidade, dentro da universidade”, afirmou.

O nome do projeto foi definido em consulta com alunos e faz referência ao Cerrado. “A escolha não foi por acaso: a capivara é um símbolo do Cerrado, nosso bioma, e carrega valores como sociabilidade e coletividade que também são a essência do cinema e deste projeto”, explicou Aline.

A expectativa é que o Cine Capivara funcione como vitrine para artistas regionais. “O Cine Capivara será uma vitrine estratégica para o audiovisual tocantinense, oferecendo um espaço de exibição gratuita, debate e valorização das produções locais”, destacou.

Professora da UFT desde 2003, Aline Nasche foi a primeira diretora do Câmpus de Palmas e atuou na criação do CUICA. Graduada e mestra em Economia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e doutora em Ciências pela USP, ela desenvolve pesquisas na área de desenvolvimento socioeconômico e energia. “Sou apaixonada por cultura, cinema e pelo poder que eles têm de inspirar mudanças”, concluiu.