Cidades tocantinenses começam a se despedir da temporada de praias

Acampar à beira do rio é uma experiência pouco conhecida entre moradores de outras regiões. No Tocantins, é uma tradição familiar entre a população local que conquistou quem migrou para a região com a criação do Estado, há 35 anos. Agora, é produto turístico incentivado pelo Governo, por meio da Secretaria de Turismo, ajudando dezenas de municípios a montarem suas estruturas para a Temporada de Praia, 2023.

Município banhado pelo rio Araguaia, a 422 km de Palmas, no extremo norte do Estado, Pau D’Arco encerra sua temporada neste final de semana.Com estrutura montada na Praia da Fofoca e shows aos finais de semana, gestores e comerciantes locais comemoram os resultados.

Em nome do prefeito João Neto, a secretária municipal de Meio Ambiente, Turismo, Indústria e Comércio (Sictma), Mauracy Gomes de Farias, conta que a estrutura montada na Fofoca foi muito comemorada pelos moradores locais e visitantes, especialmente veranistas de Conceição do Araguaia (PA), Araguaína, Colinas, Arapoema. Outra característica local entre os visitantes e os próprios moradores que não estão acampados, segundo a gestora, é a circulação entre as praias da região.

A temporada é lazer, diversão e um bom negócioPedreiro e pescador nascido em Pau D’Arco, durante a temporada Isaías Viana assume o ofício de barqueiro, assim como a grande maioria de seus colegas. Segundo ele, os barqueiros estão satisfeitos com o retorno da estrutura de temporada para a Praia da Fofoca. Já o pescador Cleomar Alves dos Santos preferiu continuar sua atividade e fornece pescados como pacus, pirararas e surubins para moradores, restaurantes e as barracas montadas na praia.

O pousadeiro Celi Rodrigues da Silva, goiano radicado na região há mais de 40 anos, constata o aumento dos acampamentos, o que não afeta o seu negócio, que conta com um público cativo de representantes comerciais, mas é otimista quanto ao turismo. “Estou há muito tempo aqui e acredito que é possível atrair mais turistas para a cidade”, afirma.