Centro-Dia Pequeno Cotolengo abre vagas gratuitas para jovens e adultos com deficiência intelectual em Palmas

O Centro-Dia Pequeno Cotolengo de Palmas está com inscrições abertas para quatro vagas imediatas e 15 vagas para cadastro reserva, destinadas a jovens e adultos com deficiência intelectual, com idade entre 18 e 59 anos. O atendimento é totalmente gratuito e voltado a pessoas em situação de vulnerabilidade social.

As inscrições ocorrem em dois períodos: de 11 a 19 de dezembro e de 5 a 16 de janeiro. A instituição funciona desde 2021 e oferece acolhimento em tempo integral, com atividades de inclusão social, educação, esporte, lazer e cultura, além de alimentação, cuidados de saúde e apoio socioassistencial às famílias.

A unidade está localizada na Quadra 904 Sul, na esquina da Avenida LO-21 com a NS-04, ao lado da Igreja Dom Orione, em Palmas.

Critérios de acesso e processo de inscrição

A gestora do Centro-Dia Pequeno Cotolengo, Luciana Candida, explica que o serviço atende a critérios específicos, definidos a partir de avaliação técnica e social.

“Os critérios seguem padrões da Política de Assistência Social que garantem acesso primeiro aos cidadãos em vulnerabilidade e risco social sendo acolhidos, nesse momento, pessoas do sexo masculino, com idade entre 18 anos a 59 anos, e que possuam laudo com algum transtorno do desenvolvimento intelectual e/ou transtorno mental”, afirmou.

Segundo a gestora, o processo de inscrição depende da disponibilidade de vagas imediatas ou do cadastro reserva. As famílias interessadas devem procurar a instituição portando os documentos pessoais do futuro acolhido e de todos os moradores da residência.

“As familias passam por um estudo socioeconômico com realização de triagem e identificação da necessidade”, explicou.

Atendimento multidisciplinar e rotina de atividades

Além do acolhimento social, o Centro-Dia oferece acompanhamento terapêutico e educacional, com atuação de equipe multiprofissional.

“Além da inclusão social, o Centro-Dia oferece atividades terapêuticas como hortoterapia, arteterapia, atividades esportivas, atenção à saúde com atendimentos de fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo e também acompanhamento social, além das atividades psicopedagógicas”, detalhou Luciana.

O serviço funciona em regime de tempo integral e inclui alimentação ao longo do dia, com adequações conforme a necessidade de cada acolhido.

Para garantir o acesso ao atendimento, o Centro-Dia disponibiliza transporte gratuito entre a residência dos acolhidos e a instituição.

Financiamento e parcerias

Segundo Luciana Candida, a manutenção do Centro-Dia Pequeno Cotolengo é garantida, em grande parte, por doações e ações solidárias.

“O Pequeno Cotolengo tem, atualmente, mais de 70% da sua sustentabilidade vinda de benfeitores, que em sua maioria são pessoas ligadas à Paróquia São Luís Orione”, afirmou.

Além das doações, a instituição promove eventos e ações para geração de recursos como vendas de quitandas, bazares, feijoadas beneficentes e outras atividades que possam gerar fonte de renda, além de donativos de pessoas físicas e jurídicas”, disse.

A gestora destacou ainda a busca por parcerias institucionais.

“Buscamos parcerias com o poder público municipal, estadual e federal, por meio da celebração de convênios, captação de recursos por emendas parlamentares e editais privados de financiamentos de projetos sociais, além do apoio material para que tenhsmos maior segurança no desenvolvimento de nossas ações, projeção de crescimento no quantitativo de acolhidos e na oferta qualificada de serviços”, concluiu.

Serviço

Centro-Dia Pequeno Cotolengo – Obra Social Dom Orione
Quadra 904 Sul, esquina da Avenida LO-21 com NS-04, ao lado da Igreja Dom Orione
Inscrições de 11 a 19 de dezembro e de 5 a 16 de janeiro

Contatos:
(63) 9278-6122 – Assistente social Anna Beatriz
(63) 98122-3889 – Telefone geral da instituição