O Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins iniciou na manhã do dia 09, um curso inédito na área de Vistoria Técnica, viabilizado por meio do Comando de Atividades Técnicas (CAT) do CBMTO. O 1º Curso de Vistoria Técnica (CVT-2023) conta com 60 alunos inscritos de todas as unidades da corporação, e carga horária de 290 horas, e terá duração de três meses. No mês de março os militares participarão das aulas na modalidade de Ensino a Distância (EAD), e nos meses de abril e maio as aulas serão presenciais, em Palmas.
O objetivo é preparar e habilitar oficiais e praças bombeiros militares ao exercício do serviço de atividade técnica de Segurança Contra Incêndio e Emergências (SCIE), com base nas normas técnicas, de acordo com as obrigações previstas na Constituição Estadual, na Lei de Organização Básica do CBMTO, no Código de Segurança Contra Incêndios e Emergências, bem como no cumprimento da Lei Federal nº 13.425 (Lei Kiss).
O coordenador do curso, capitão Lázaro Nogueira da Silva, explica que a Lei Federal nº 13.425 (Lei Kiss) reforça a importância de cursos específicos voltado para a prevenção e combate a incêndio para os oficiais e praças integrantes dos setores técnicos e de fiscalização dos Corpos de Bombeiros Militares, visando mais segurança para a população. “Mais especificamente o curso visa capacitar os bombeiros militares para atuarem nas vistorias de sistemas de SCIE, com padronização, visão técnica, ética e profissional para melhor atender à crescente demanda da sociedade tocantinense por esses serviços”, frisou.
O comandante de Atividades Técnicas do CBMTO, tenente-coronel Thiago Franco Santana, ressalta que a realização deste curso faz parte do desenvolvimento dos SCIE no Tocantins, ” Estamos buscando o aprimoramento técnico-profissional e padronização das atividades de forma que haja maior eficácia e celeridade nos processos de regularização das empresas, agilizando assim sua abertura e funcionamento”, explicou o tenente-coronel, Franco.
O Serviço de Segurança Contra Incêndio e Emergência no estado do Tocantins (SCIE) é executado desde 1995 quando foi estabelecida a primeira sessão de serviços técnicos em Palmas, uma área que exclusivamente é de responsabilidade do CBMTO conforme a Constituição Estadual. Esse serviço envolve a análise de aprovação de projetos, o protocolo de atendimento ao público, que hoje é feito de forma digital, colocando o Tocantins como um Estado inovador ao disponibilizar este serviço informatizado no Brasil. O CBMTO também realiza a vistoria, que é a conferência in loco da edificação, na área de risco, nos eventos temporários, na execução correta das medidas de segurança para garantir a real segurança contra incêndio e energia da população.