Até sexta-feira, 02, 43 bombeiros militares estarão participando da 25ª Instrução de Nivelamento de Conhecimento (INC – Florestal), promovida pela Força Nacional de Segurança Pública. As instruções ocorrem em Palmas, sendo parte delas com instruções teóricas sobre combate a incêndios florestais, no Auditório do Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, e outra parte, com conteúdos práticos, será no decorrer da semana na parte urbana da Capital.
Ter participado e ter sido aprovado na INC – Florestal aplicada pela Força Nacional é item obrigatório para o bombeiro militar que deseja ingressar na FNSP, fazendo parte do seleto grupo que atua nas missões estabelecidas pelo Governo Federal, seja no Brasil ou em outros países.
“Não se trata de uma instrução completa de combate a incêndio florestal. É um nivelamento de conhecimento com normas e diretrizes da Força Nacional, e alguns conhecimentos de combate a incêndio florestal para que os bombeiros estejam preparados no cadastro de reserva para eventual acontecimento que tiver, e a Força Nacional solicitá-lo junto à sua corporação”, explicou o major Marivaldo Gomes Rocha, instrutor da Força Nacional.
Os Corpos de Bombeiros Militares do Estado do Pará e do Distrito Federal também executam INC – Florestal simultaneamente com o CBMTO. “A INC vale para todas as patentes”, destaca o major Rocha, que há dois anos integra a Força Nacional, e á 32 é bombeiro militar tocantinense, com missões de combate a incêndio florestal no Chile, missão de apoio ao Rio Grande do Sul e, mais recentemente, combate a incêndio florestal também no Pantanal sul-matogrossense.
Para o comandante-geral do CBMTO, coronel Peterson Queiroz de Ornelas, “essa realização em Palmas é de suma importância para a corporação, trazendo conhecimento dessa magnitude nas questões de combate a incêndios florestais”. “Nós estamos buscando o apoio da Força Nacional nessa capacitação para deixar os nossos militares preparados para as eventualidades, com as operações nossas aqui no Tocantins, bem como apoiar os Estados vizinhos, a exemplo do Amazonas, onde estamos com uma equipe em pleno combate. Essa é a principal importância ao deixarmos nossas equipes preparadas”, afirmou o coronel Ornelas.
Os bombeiros militares que participam da INC – Florestal representam todas as Unidades Operacionais do Corpo de Bombeiros Militar. Durante a semana, além de irem a campo para ações práticas, também farão uma simulação numa área já estabelecida na região norte de Palmas, na sexta-feira.