Caso Saulo Inácio: Jornal Primeira Página publica site com reportagem investigativa sobre os crimes sexuais do pastor preso em Palmas

Reportagem investigativa detalha o caso do pastor Saulo Inácio de Sousa, 60 anos, que está preso em Palmas-TO desde maio de 2025 por estupro de vulnerável contra duas crianças, e apresenta relatos inéditos de outras três vítimas que denunciaram o pastor por abusos ocorridos ao longo dos últimos 20 anos.

O Jornal Primeira Página publica nesta segunda-feira, 18 de agosto de 2025, um site destinado à reportagem investigativa “Pastor Saulo Inácio – Crimes Sexuais”. O trabalho detalha o caso do pastor Saulo Inácio de Sousa, 60 anos, que está preso em Palmas-TO desde maio de 2025 por estupro de vulnerável contra duas crianças, e apresenta relatos inéditos de outras três vítimas que denunciaram o pastor por abusos ocorridos ao longo dos últimos 20 anos.

Acesse o site: https://www.casopastorsauloinacio.com.br/

A matéria, assinada pelo jornalista Rafael Miranda, traz os relatos de vítimas de abusos sexuais do pastor Saulo tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, a partir dos depoimentos de Miriam*, Abigail* e Rute* (nomes fictícios), que decidiram quebrar o silêncio após a prisão do pastor, cuja condenação já transitou em julgado.

Os relatos dessas três vítimas, detalhados por meio de entrevistas ao Jornal Primeira Página e não incluídos na denúncia que levou à prisão de Saulo, compõem a parte central da investigação desta reportagem.

Além dos relatos das vítimas, a reportagem traça um perfil do pastor, destacando seu histórico pessoal, sua atuação em duas igrejas no Brasil e nos Estados Unidos e seus vínculos políticos em Palmas. Entre eles estão a doação de um terreno pela Prefeitura Municipal, durante o mandato do ex-prefeito Carlos Amastha (PSB), e uma homenagem da Câmara de Vereadores pelos 500 anos da Reforma Protestante.

O trabalho investigativo também aborda casos de assédio sexual do pastor Saulo Inácio contra servidoras e contra uma jovem aprendiz de 16 anos, ocorridos em 2019, quando ele atuava na Secretaria Municipal de Finanças, na gestão da ex-prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB).

Saulo Inácio de Sousa está preso na Unidade Penal de Palmas – Foto Divulgação

A reportagem também inclui entrevistas com a psicóloga Dra. Ana Carolina Peixoto, que analisa os impactos da violência sexual em crianças e adolescentes, e com a assistente social Érica Pollyana Oliveira, da rede municipal de ensino de Palmas, para compreender como as escolas atuam em casos de abuso envolvendo alunos e alunas, ambiente onde se iniciaram as investigações contra Saulo Inácio que levaram à sua prisão.

O trabalho investigativo ainda apresenta dados sobre violência sexual contra crianças e adolescentes no Tocantins e entrevistas com o delegado Rodrigo Santili, da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), e com o promotor de Justiça Diego Nardo, sobre a legislação e a atuação do Ministério Público em casos de crimes sexuais contra a população vulnerável.