BRK alerta para cuidados no combate à dengue durante o período chuvoso 

Confira algumas dicas para evitar a reprodução do mosquito.

Com a chegada do período chuvoso, os casos de dengue tendem a aumentar devido ao acúmulo de água, que favorece a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, chikungunya, Zika e a febre amarela urbana. Diante desse cenário, a BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto no Tocantis e Pará, alerta para a necessidade de adotar medidas preventivas, essenciais para evitar a reprodução do inseto.   

No Tocantins, foram registrados 4,8 mil casos e quatro óbitos por dengue nos primeiros nove meses de 2024, conforme dados do Painel de Monitoramento das Arboviroses. Esses números poderiam ser ainda mais elevados sem os serviços de coleta e tratamento de esgoto fornecidos pela companhia, visto que a ampliação de 10% na cobertura de saneamento básico é capaz de reduzir em mais de 50% as internações causadas por dengue no Brasil, como mostra a pesquisa realizada pela IDB Invest, em parceria com a BRK. 

“As políticas públicas voltadas ao saneamento básico desempenham papel essencial na promoção da saúde e da qualidade de vida, pois minimizam significativamente a presença de vetores, como o Aedes aegypti. Essas iniciativas criam condições desfavoráveis à disseminação de parasitas, bactérias e agentes patogênicos, contribuindo para a prevenção de diversas doenças”, destaca o gerente de Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente (QSSMA) da BRK, Antônio Rodrigues. 

Confira algumas dicas práticas da BRK para evitar a reprodução do mosquito: 

  • Mantenha garrafas vazias viradas com a boca para baixo e evite água parada em potes e pneus; 
  • Verifique o acúmulo de água parada nas calhas e mantenha a limpeza em dia; 
  • Higienize e tampe corretamente a caixa d’água para evitar acúmulo de resíduos sólidos; 
  • Feche bem os sacos de lixo e mantenha as lixeiras tampadas; 
  • Limpe semanalmente ou preencha os pratos dos vasos de plantas com areia; 
  • Limpe frequentemente os potes de água para animais; 
  • Cubra e realize manutenção periódica de áreas com piscinas.