“O Tambor Abalou, abalou, abalou.” O grito de guerra já é bastante conhecido dos seguidores e frequentadores das atividades do grupo tocantinense Tambores do Tocantins e vai contagiar os foliões neste Carnaval. Liderado pelo artista Marcio Belo, o Tambores do Tocantins já é tradição, com mais de 30 anos de atividade, tanto como bloco de rua como grupo de percussão.
São mais de 100 artistas em Palmas e Porto Nacional que prometem animar o Carnaval em ambos os municípios. Quem quiser seguir o cortejo no ritmo dos tambores, haverá opção de atividades a partir de sexta-feira, 09, por meio de atrações exclusivas dos Tambores e também de parcerias como a ComSaúde, Circo Os Kaco, Canto das Artes e outros. Haverá atrações para todos os públicos e idades.
Confira a agenda:
– Sexta-feira, 09, a partir das 08:00 horas: Desenterro da Boiúna na Praça da Catedral Nossa senhora das Mercês e a partir das 17:00 hrs Carnaval Popular do Centro das Crianças Draª Heloísa Lotufo Manzano, setor Parque Eldorado.
– Sábado, 10, a partir das 16 horas: Encontro dos Blocos
– Sábado, 10, a partir das 23 horas: Show Tambores no Canto das Artes
– Domingo, 11, a partir das 16 horas: Encontro dos Blocos
Segunda, 13, a partir das 20:00 horas: Show no palco em Taquaruçu, na Praça Tarcísio Machado
Tambores do Tocantins
O Tambores do Tocantins surgiu em 1992, por iniciativa do músico Marcio Bello, primeiramente como forma de preservação da cultura e valorização dos mestres tradicionais do Estado e, posteriormente, como instrumento de inclusão social, grupo musical e bloco carnavalesco.
O projeto tem como missão contribuir com a valorização e a preservação da cultura musical tradicional do Tocantins, desenvolvendo atividades que tornem os saberes acessíveis a crianças, adolescentes e jovens estudantes. Os instrumentos confeccionados pelo grupo, além de terem um caráter artesanal, prestam homenagens aos povos que ajudaram a consolidar a cultura do povo do Tocantins.