Entre os dias 17 a 22 julho, a Banda de Música da Polícia Militar do Estado do Tocantins (PMTO) participa da II Semana Musical do Choro, que acontece em Goiânia-GO. O evento cultural promovido pelo Corpo Musical da Polícia Militar do Estado do Goiás conta com a presença de músicos militares dos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso, Tocantins, Rondônia, Acre e Pará, além de convidados de instituições parceiras.
Na terça-feira, 18, os músicos participaram, em conjunto, da solenidade de recepção de 852 novos alunos da Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO), evento este que contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, entre elas o Governador de Goiás, Ronaldo Caiado; o Vice-Governador, Daniel Vilela; o Secretário de Segurança Pública, Coronel Renato Brum dos Santos; o Comandante-Geral da Polícia Militar GO, Coronel André Henrique Avelar de Sousa.
A programação musical da II Semana do Choro contará com oficinas musicais, palestras, rodas de choro, prática de conjunto, apresentações e improvisações. Durante o evento, os militares farão apresentações abertas ao público com o objetivo de proporcionar cultura e momentos de lazer. O objetivo do encontro é difundir a cultura brasileira e promover a interação entre as forças militares coirmãs, além do aprimoramento técnico dos componentes dos Corpos Musicais, aproximando as Corporações da comunidade.
Uma missão honrosa:
Criada em 1989, a Banda de Música da PMTO se tornou patrimônio cultural do Estado em 2020 por meio da Lei Nº 3.632, de 15 de janeiro. A Banda de Música da Polícia Militar é formada por músicos militares altamente qualificados, que possuem a missão de honrar o passado, celebrar o presente e inspirar o futuro de nossa sociedade.
Compostas por instrumentos de sopro, percussão e em algumas formações, instrumentos de cordas, a Banda de Música da PMTO é um símbolo de orgulho e respeito para a instituição e para o povo tocantinense, sendo considerada parte essencial da identidade do Estado.
Os militares da Banda influenciam positivamente a comunidade e os próprios profissionais da corporação, consolidando uma tradição que combina harmoniosamente a segurança pública e cultura.