Contemplado no edital Artes Tocantins 2023, “Bailão do Passarim” é um projeto do artista tocantinense Dorivã, selecionado no módulo I da categoria Linguagens Artísticas – Música, no valor de R$15.000,00. A ação levará apresentações gratuitas e dançantes para idosos a partir desta quarta-feira, 8, em Palmas. Com início às 9h, o Clube dos Oficiais da PM será palco para o primeiro de três encontros previstos para os meses de maio e junho. O público-alvo desta primeira apresentação são os idosos que convivem no Parque da Pessoa Idosa Francisco Xavier de Oliveira.
Também conhecido como Passarim do Jalapão, com seu projeto, Dorivã busca proporcionar momentos de diversão, música e dança para os grupos de idosos da capital tocantinense. A proposta é oferecer uma programação que estimule a prática da atividade física através da dança, oferecendo ainda uma oficina de ritmos percussivos para o grupo de estudantes da Universidade da Maturidade (UMA), em Palmas.
“Eu tinha esse sonho de fazer uma circulação com um show totalmente dançante, um show alegre, com músicas do cancioneiro popular do Tocantins. E agora me veio essa oportunidade através da Lei Paulo Gustavo, da Secretaria de Cultura do Estado do Tocantins e também do Ministério da Cultura, para a gente fazer esse papel social. Eu acho que o artista tem que se incluir nessas questões” disse.
A produtora do projeto, Graziela Cortez, explica que a ideia é utilizar a música como ferramenta de combate ao isolamento e incentivo à movimentação corporal, de forma a promover a socialização do público idoso. “Vamos levar a arte e a cultura com muita alegria, proporcionando momentos prazerosos de vida e convívio coletivo”, explicou.
Após a primeira apresentação, as demais deverão ser realizadas na UMA, localizada no campus de Palmas da Universidade Federal do Tocantins (UFT), e no Centro de Convivência dos Idosos do Tocantins. As datas serão divulgadas via redes sociais e podem ser acompanhadas pelos seguintes perfis no Instagram: Instituto UTAMBOR e Dorivã Passarim.
A realização da ação ainda conta com o apoio da Universidade da Maturidade e da Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial.
Conheça o proponente:
Dorivã é o nome artístico de Dorivan Borges da Silva, músico tocantinense com mais de 45 anos de carreira. Gestor do Ponto de Cultura e Memória Rural Meninos de São João, destaca-se como um representante valioso da cultura do Tocantins, representando o estado em diversos festivais, seminários e outros eventos culturais.