O cenário político de Palmas, Tocantins, ganha um novo nome que promete revigorar a câmara municipal: Rairivaldo Novaes Kós Araújo, mais conhecido como Badinho Araújo. Com a fé como bússola e a esperança como bandeira, Badinho entra na corrida eleitoral com a promessa de ser a voz do cidadão comum na luta por um futuro mais justo e transparente.
“Eu confesso que relutei contra essa ideia, mas quando o bem se cala, o mal se apossa. Meu avô, “pai Badu” dizia que quando nascemos nossa luta pela vida começa no mundo que não conhecemos e nos segue até o fim. Mas não devemos jamais desistir. Sei que vou partir para uma verdadeira batalha, talvez a maior de minha vida até aqui”.
Nascido em Tocantinópolis e criado em Nazaré-TO, Badinho é a síntese viva da rica cultura do Tocantins, filho da terra com raízes que misturam a tenacidade da cultura maranhense e a tocantinense. Herdeiro do legado político de seu avô Badu, uma figura emblemática da região do Bico do Papagaio, Badinho traz consigo não apenas a marca de uma família tradicional na política, mas também a chama de uma nova liderança que se forja, agora na capital, no combate à corrupção e na defesa intransigente dos direitos das pessoas neurodivergentes e com espectro autista.
“Não é apenas o nosso dinheiro que é desviado pela corrupção; no caso da saúde são muitas vidas ceifadas, no esporte e na cultura, atletas e artistas que nunca terão oportunidade, porque um corrupto cessou seus sonhos, e oportunidades. Em todas as instâncias a corrupção mata até a nossa esperança.”
Com uma história marcada pela música, Badinho Araújo é um nome reconhecido nas esferas culturais do estado. Sua carreira começou aos 12 anos, e desde então, sua vida tem sido uma sinfonia de dedicação e serviço à comunidade, seja como cantor, compositor ou instrumentista. Presidente da Associação Tocantinense dos Profissionais de Eventos e líder do Grupo Enlace, desde 1993, Badinho se destacou durante a pandemia por seu trabalho altruísta em prol dos músicos e profissionais de eventos do Tocantins através da arrecadação, distribuição de cestas básicas e diálogo com o poder público em prol do setor de eventos, massacrado pela pandemia”,
Sua trajetória de mais de três décadas de serviço na música sacra da igreja católica no tocantins reflete seu comprometimento com os valores cristãos, éticos e comunitários.
Ao anunciar sua candidatura, Badinho Araújo ressoa um chamado à uma ação bem específica: “Meu filho é autista e me ensinou que cada pessoa tem em sua mente um universo, que merece respeito, admiração e principalmente, apoio. Por isso, lutar pelos direitos das pessoas no espectro autista é bem mais do que um dever cívico de todo cidadão. E quando falamos de inclusão, não estamos pedindo favores; estamos exigindo justiça e igualdade para aqueles que experienciam o mundo de maneira extraordinariamente única, diferente da sua e da minha maneira de ver as coisas.”
Com olhos fixos no horizonte de uma câmara municipal renovada, Badinho Araújo se apresenta não apenas como um candidato, mas como um cidadão comum que cansou de acreditar por várias vezes em políticos que se reelegem e nunca nos devolvem um resultado digno é necessário .
Pra finalizar, que frase o senhor deixaria a seu possível eleitor?
“Contra todas as probabilidades e sem os cofres abarrotados que muitos usam para comprar o caminho até a Câmara, aqui estou, caminhando ao lado de Deus, guiado pela fé inabalável das famílias que me acolheram em Palmas e empurrado pela esperança daqueles que, desacreditados, ainda ousaram sonhar com um sistema político diferente, justo e verdadeiro. A minha jornada até aqui é a prova de que a voz do povo e a força da coletividade têm o poder de superar o metal frio do dinheiro. Com humildade e determinação, caminharemos juntos para construir a mudança que nós, Palmenses, tanto almejamos!”