Teve início na segunda-feira,19, o Curso de Aperfeiçoamento e Excelência no Transporte Coletivo de Palmas, para os aprovados na primeira e segunda turma do processo seletivo simplificado do edital 1/2023. A capacitação segue até quinta-feira, 22, na sala de treinamentos do Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia do Município de Palmas (IVM), das 14 às 18 horas. Após esta semana de formação teórica novos condutores passarão por duas semanas de capacitação prática.
Os condutores participaram da palestra ‘Excelência no atendimento e boas práticas no setor público’, ministrada pelo instrutor do IVM, credenciado na área de Desenvolvimento Humano e Gestão Administrativa, professor José Filadelfo da Silva.
Além desta, o curso oferecido pela Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP) abordará as seguintes temáticas: atendimento ao usuário, cordialidade e bom atendimento; primeiros socorros; integração institucional e recursos humanos, além de educação e legislação no trânsito, incluindo direção defensiva. Para planejamento e execução da formação, a ATCP tem como parceiros o IVM, a Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Para o motorista, Aires de Oliveira Manoel, a realização do curso é fundamental para o desempenho da função. “Estou feliz com essa oportunidade em que o motorista é parceiro da prefeitura, e sem dúvida essa capacitação é muito importante para que possamos oferecer o melhor atendimento possível ao palmense e ao visitante”.
De acordo com a superintendente de Gestão e Finanças da ATCP, Judite Ribeiro, após a parte teórica os novos condutores passarão por duas semanas de capacitação prática. “Serão nossos ‘motoristas trainee’, identificados com uniformes diferenciados. Eles ficarão em duplas com motoristas que já estão na ativa para conhecerem a rota e os métodos operacionais do veículo”, explicou.
Ainda com informações da superintendente, a ATCP planejou cuidadosamente para o mês de julho um cronograma para a realização de um curso de atualização para os 174 motoristas que já desempenham a função no transporte coletivo da Capital para que o usuário tenha cada vez mais um serviço de qualidade e excelência.