Apenas o Tocantins e mais três estados usaram 100% das vacinas contra a Mpox recebidas do Ministério da Saúde

Somente os estados do Pará, Pernambuco, Sergipe e Tocantins conseguiram aplicar 100% das doses da vacina contra a Mpox que receberam do Ministério da Saúde em 2023. A informação foi divulgada pelo G1, a partir de um levantamento junto às secretarias estaduais de Saúde e superintendências de Vigilância.

De acordo com os dados coletados, o Ministério da Saúde distribuiu um total de 48.052 doses da vacina para os estados, mas apenas 29.913 doses foram aplicadas, representando 62% do total recebido.

Estados como Piauí, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Maranhão não conseguiram aplicar nem metade das doses recebidas, mostrando um desempenho abaixo do esperado na imunização contra a doença.

O que é a Mpox e quais são os sintomas?

Mpox, anteriormente conhecida como varíola dos macacos, é uma doença viral rara causada pelo vírus da mpox, um ortopoxvírus.

A transmissão ocorre principalmente por contato próximo com pessoas infectadas, secreções respiratórias ou objetos contaminados.

Os sintomas incluem febre, dor de cabeça intensa, dores musculares, fadiga, linfonodos inchados e lesões cutâneas que se espalham pelo corpo. O período de incubação é de 6 a 13 dias, podendo variar de 5 a 21 dias.

O tratamento é sintomático, com foco no alívio das manifestações clínicas da doença.