Alunos indígenas entram na competição de dança; Votação é hoje pelas redes sociais

Os alunos do Centro de Ensino Médio Indígena Xerente Warã (Cemix), de Tocantínia-TO, conseguiram espaço para participar da terceira edição do “Dança Tocantins das Escolas Estaduais”. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está promovendo hoje, 05 de maio, a votação entre os alunos para decidir quem irá participar das próximas etapas.

Para votar, acesse os stories da conta oficial da competição no Instagram (Dança Tocantins) e vote nos alunos da Regional de Miracema da escola Cemix – Warã.

Link para votação: https://www.instagram.com/stories/danca.tocantins/3383673281389994428/

Alunos foram inicialmente desclassificados

Após a reportagem do Jornal Primeira Página, veiculada no dia 23 de maio, mostrando que os alunos desta escola foram desclassificados da competição por conta das vestimentas, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) promoveu correções no edital da competição e os jovens foram habilitados na competição.

A desclassificação inicial ocorreu devido às vestimentas dos estudantes, consideradas inadequadas segundo o regulamento da competição, que proíbe a exibição de partes do corpo como umbigo e peitoral. Essa decisão gerou controvérsia, com pais e alunos argumentando que as regras desconsideram aspectos culturais essenciais dos povos índigenas.