Alunos indígenas de Tocantínia foram desclassificados de competição de dança por vestimenta inadequada

Alunos do Centro de Ensino Médio Indígena Xerente Warã (Cemix) em Tocantínia foram desclassificados da terceira edição do “Dança Tocantins das Escolas Estaduais”. O evento, organizado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), apontou que as vestimentas dos estudantes estavam inadequadas para a competição.

Nota: Seduc informou ao Jornal Primeira Página hoje (23) que irá promover correções no edital e que alunos da escola em Tocantínia serão aceitos para a competição. Leia mais a seguir.

Os pais dos estudantes relataram à redação do Jornal Primeira Página nesta quarta-feira, 22, que a desclassificação ocorreu em razão das vestimentas utilizadas pelos jovens indígenas no vídeo da apresentação de dança.

As vestimentas, que incluíam pinturas corporais tradicionais da etnia Xerente, foram consideradas inadequadas segundo o regulamento da competição, que proíbe a exibição de certas partes do corpo, como umbigo e peitoral.

Segundo os pais e os próprios estudantes, tais regras são inadequadas para as apresentações de grupos indígenas, uma vez que desconsideram aspectos culturais essenciais dos povos indígenas. A escola informou que tentou contato com a Seduc para reverter a desclassificação, mas não obteve sucesso.

O Jornal Primeira Página acionou o Governo do Tocantins para comentar o caso. Em nota enviada na manhã desta quinta-feira, 23 de maio, a Seduc anunciou que fará alterações no edital da competição de dança para “garantir justiça e respeito às tradições culturais dos povos indígenas”.

A nota oficial da Seduc apontou que “Os itens 3.3.1 e 3.3.2 do regulamento do concurso Dança Tocantins das Escolas Estaduais, que tratam do figurino e suas especificidades, serão retificados. Em relação aos participantes do concurso do Centro de Ensino Médio Indígena Xerente Warã, localizado em Tocantínia, a Seduc comunica que, após a retificação desses itens, o vídeo enviado por essa unidade escolar será reavaliado, considerando apenas os demais critérios do regulamento. Essa medida visa garantir justiça e respeito às tradições culturais dos povos indígenas.”

Assista ao vídeo enviado pelos alunos do Centro de Ensino Médio Indígena Xerente Warã (Cemix).

Sobre a Competição de Dança

A competição “Dança Tocantins das Escolas Estaduais” será disputada em duas fases: Regional e Estadual. As inscrições para a primeira fase encerraram no último dia 24 de abril.

Nesta etapa inicial, os estudantes serão selecionados pelas Regionais, que definirão os critérios e a forma de escolha dos representantes em três categorias: solo, grupo de dois a quatro participantes, e estudantes com deficiência/Transtorno do Espectro Autista (TEA)/doenças raras, com participação de dois a quatro integrantes.

As disputas no Instagram, por meio de um vídeo enviado pela escolas, começaram no 21 de maio e seguem até 29 de junho, por meio de votação popular.

Os vencedores das 13 Regionais em cada categoria participarão da competição final, prevista para ser realizada no município de Pedro Afonso, no dia 20 de agosto deste ano. A fase final será presencial, com avaliação realizada por jurados.