Na sexta-feira, 11, a Secretaria de Estado da Mulher (Secmulher), avançou em direção a execução das ações que traçam a estrutura do projeto Não se cale! Levante a mão e diga não!, realizando a primeira caminhada do Agosto Lilás na cidade de Araguaína.
A Secretaria da Mulher vem desenvolvendo desde o início do mês, ações voltadas para a prevenção e conscientização pelo fim de todo tipo de violência contra a mulher.
Durante as atividades em alusão a campanha do Agosto Lilás, centenas de pessoas participaram da caminhada que ocorreu na avenida Via Lago, propagando a conscientização e publicizando essa ação de extrema importância para toda a população.
A secretária de Estado da Mulher, Berenice Barbosa, frisou a necessidade da realização desse movimento. “Fazendo parte do Agosto Lilás, estamos caminhando por todas as cidades do Estado levando a conscientização. Nosso objetivo é chamar a atenção de homens e mulheres para essa causa. Mulheres, não tenham medo de denunciar. Queremos fortalecer as mulheres no Tocantins para que elas consigam sair desse ciclo de violência”, enfatizou a secretária.
“Araguaína é uma das cidades com o maior índice de violência contra a mulher. Nós enquanto sociedade precisamos lutar. As mulheres precisam ser respeitadas e por isso que estamos abraçando essa mobilização. Estamos lutando em prol dessa campanha para buscarmos respeito e segurança à mulher”, expressou o prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues.
Durante a caminhada, a delegada titular da 3ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam – Araguaína), Sarah Lilian de Sousa, informou que os números de violência contra a mulher em Araguaína são crescentes.
“Não vamos aceitar qualquer tipo de agressão contra a mulher. As mulheres são donas de si e não podem ter medo. Muitas estão sendo mortas, precisamos acordar e trabalhar unidas para diminuirmos esses altos índices de agressões”, finalizou.
Guaraí
Em Guaraí, a divulgação da conscientização e prevenção sobre o fim da violência contra a mulher ocorreu no salão da loja Maçônica, no centro da cidade.
A prefeita do município, Fátima Coelho destacou a importância da campanha e afirmou que não depende só da delegacia, mas também depende de serviços multidisciplinares para ajudar as mulheres a romperem o ciclo de violência. E que esses serviços estão disponíveis nas Secretarias de Assistência Social e Centro de Referência de Assistência Social (Cras).
“Temos gratidão pelo apoio do Governador em ter criado a Secretaria da Mulher. Vamos ser os primeiros a criar a casa de atendimento à mulher”, pontuou.
Durante o evento foram apresentados dados de violência contra mulher, o que chega ser alarmante. Além disso, foram distribuídos laços e leques com os canais de denúncia de violência.
O Projeto
A campanha do Agosto Lilás é de cunho nacional. Visando o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, tem como objetivo intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher; divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes para o combate; além de sensibilizar as pessoas para a igualdade de gênero e a luta pelos direitos das mulheres.
As ações serão realizadas mediante as parcerias firmadas com outras Secretarias estaduais e demais organismos da sociedade civil envolvidos na temática.
Programação
As atividades serão desenvolvidas durante todo o mês. Ações como palestras, debates, caminhadas e rodas de conversas; estarão sendo expandidas nos municípios de Augustinópolis, Araguatins, Formoso do Araguaia, Gurupi, Guaraí, Araguaína, São Félix, Natividade, Miracema, Colinas do Tocantins, Paraíso do Tocantins, Povoado de São Félix, Lagoa da Confusão, Taguatinga, Porto Nacional, Dianópolis, Povoado de São João – Porto Nacional e Palmas. Ao todo, 18 municípios serão alcançados com a campanha.
A Secretaria da Mulher em parceria com o Governo do Estado tem trabalhado para promover o fim da violência e acolher mulheres que sofrem todo e qualquer tipo de violação.
Parceiros
Os 139 municípios tocantinenses, juntamente com os órgãos responsáveis pelo cuidado da sociedade, são parceiros nesta campanha criada pela Pasta. Essa parceria irá cuidar e prevenir o aumento de violência contra a mulher.
Equipes da Polícia Civil, Polícia Militar, Prefeitura de Araguaína, Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), Colégio Militar e Comando do Segundo Batalhão (2°BPM), prestigiaram a ação.