Advogado apresenta projeto de eleições diretas para Quinto Constitucional da OAB/TO

Após o recebimento do ofício do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins à Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Tocantins, comunicando a abertura de nova vaga de desembargador para a classe dos advogados, o conselheiro seccional Nile William Hamdy apresentou nesta terça-feira, 16, um requerimento ao Presidente da OAB/TO, Gedeon Pitaluga, solicitando que a modalidade de escolha seja por eleições diretas de toda a advocacia.

No requerimento, Nile William pontua pela defesa da isonomia, do aperfeiçoamento da democracia, e pede medidas de controle financeiro e austeridade, para impedir o abuso de poder econômico.

Vários Conselhos Seccionais adotam o modelo democrático de eleições diretas, como Santa Catarina, Espírito Santo, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Rio Grande do Norte e Maranhão.

Advogado Nile William pontua pela defesa da isonomia na escolha da vaga de desembargador – Foto Divulgação

Assim, afirma Nile William que apesar de ser legítima a escolha pelo modo indireto, se há na norma autorização para aperfeiçoarmos a democracia, nada melhor que a participação de toda a classe, de forma horizontal e plural.