Garantindo o direito à profissionalização dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) está realizando o curso profissionalizante de Informática Para o Trabalho, voltado aos socioeducandos do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Palmas. A capacitação ocorre em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Ministério Público do Trabalho (MPT).
A formação iniciou na última terça-feira, 28, faz parte do Projeto Nova Oportunidade e ocorre no contraturno escolar dos adolescentes às terças, quintas-feiras e sábados, para que eles possam iniciar o processo de profissionalização ao mesmo passo em que estudam.
E sendo o estudo e a capacitação profissional dois pilares essenciais para a ressocialização, um dos adolescentes participantes da formação afirmou que esse é seu primeiro contato com a tecnologia. “Esse é o primeiro curso que eu faço no Case e estou aprendendo coisas que nunca tinha visto antes sobre tecnologia. Nunca tive contato antes com um computador. Estou animado e pretendo aprender mais e quando sair daqui, quero me tornar professor de informática”, disse.
O chefe do Case de Palmas, Mauro Passos, explicou que os socioeducandos participam ativamente das formações.
“Os adolescentes têm demonstrado interesse em fazer os cursos e têm recebido bem as aulas. Todas as formações voltadas para inseri-los no mercado de trabalho são muito bem-vindas pois colabora para a profissionalização e reinserção social dos socioeducandos”, frisou.
Senac
A responsável técnica pelo Senac, Elizabete Carvalho, pontuou que a oferta desses cursos é voltada para o futuro dos socioeducandos. “A proposta pedagógica permite que o aluno aprenda analisando o próprio fazer, tendo como princípio o resgate do exercício da cidadania e o desenvolvimento do empoderamento profissional, de modo que a permitir que este aluno amplie sua visão de futuro e a capacidade de promoção da qualidade de vida”, afirmou.
Além do Curso de Informática que faz parte do itinerário de Pintura e Texturização de Paredes, outras capacitações estão sendo disponibilizadas pelos Senac de acordo com os seguintes itinerários:
a) Formatação de Computadores: Informática para o trabalho (60h); Formatação de computadores (60h); e Jornada da superação (45h).
b) Serigrafia: Introdução à informática (60h); CorelDraw (40h); Técnicas básicas de serigrafia (60h); e Jornada da superação (45h).
c) Pintura e Texturização de Paredes: Informática para o trabalho (60h); Técnicas básicas de pintura e texturização de paredes (60h); e Jornada da superação (45h).
d) Aplicação de Revestimento Cerâmico: Informática para o trabalho (60h); Técnicas para aplicação de revestimento cerâmico (60h); e Jornada da superação (45h).
e) Artesanato com Pneus: Informática para o trabalho (60h); Artesanato com pneus (60h); e Jornada da Superação (45h).