A grande praça do 31º Arraiá da Capital estava iluminada por fogos de artifício e muito forró arrasta-pé e fecharam com chave de ouro o domingo, 25, último dia de evento junino. Rony Sertão e o Trio Bacana foram as atrações do palco principal, enquanto as atrações regionais Edi Ribeiro e Pedra de Fogo animaram o Coreto do Forró.
Na grande arena, as quatro últimas quadrilhas juninas do Grupo Especial encantaram os 3.500 espectadores nas arquibancadas. Cenografia e figurinos foram destaque para a apresentação da Pizada da Butina, que usou como enredo planos dignos de filme de terror. Era o drama do pai tentando afugentar um rapaz apaixonado pela filha.
A segunda a se apresentar foi a quadrilha Pula Fogueira. A junina apresentou uma adaptação da peça teatral ‘Os Saltimbancos’, com um enredo ilustrado por gatos e ratos embalados por um pout-pourri de canções românticas e marcação forte dos passos tradicionais juninos com o balé.
Os dançarinos da Matutos da Noite interpretaram sertanejos motivados a lutar pelos direitos do povo do sertão sob liderança do religioso Antônio Vicente Mendes Maciel, o Antônio Conselheiro, como os livros que relatam a Guerra dos Canudos.
A Explosão Amor Caipira encerrou a noite de apresentações com repertório em homenagem a Mestre Vitalino, importante ceramista e músico popular brasileiro, e sua arte do barro, que retrata a vida do sertão brasileiro. Os dançarinos mostraram como o artista transformou a realidade em arte.
A aposentada Miguelina Ferreira elogiou o evento. Ela acompanhou todas as apresentações da noite ao lado da neta Hellena Ferreira, de sete anos. “Eu só assistia pela televisão, resolvi vir este ano. Estou gostando muito, é muito bonito ver assim de perto”, avaliou.
Expectativas superadas
A apuração da competição junina acontece na segunda-feira, 26, às 19 horas, no local do evento, ao lado do Estádio Nilton Santos. “Estou muito orgulhosa das nossas quadrilhas juninas. A 31º edição veio para marcar, recorde de pessoas participando, recorde na transmissão. Mais de 27 mil acessos pelo Youtube. Estamos nos consagrando como a maior festa popular da Região Norte do País. Para superar essa edição vamos ter que trabalhar muito. As juninas fizeram um show espetacular”, enfatizou a prefeita Cinthia Ribeiro Mantoan.
A avaliação da Fundação Cultural de Palmas (FCP), organizadora do evento, também foi positiva. “Superou nossas expectativas. O público lotou a arena todos os dias. Foi uma festa linda, com energia e alegria entre as pessoas, bom movimento na praça de alimentação. Tivemos muitas novidades, como o São João Vem de Berço, com alunos de 12 escolas se apresentando. Acreditamos que essa iniciativa vai estimular a participação de novas juninas em um futuro breve”, disse a presidente da FCP, Cleizenir Divina dos Santos.
Outras novidades que esta edição trouxe, conforme lembrou a presidente, foram espaços com mais acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida e espaço kids planejado também para crianças neurodiversas e ampliação da arquibancada de 1.800 para 3.500 lugares. Quem perdeu algum dos quatro dias de festa, pode assistir todo o colorido das apresentações no canal da Prefeitura de Palmas no Youtube.